top of page

Saudade e solidão: Como lidar com a distância da família e amigos?

  • Foto do escritor: Michely Moreira
    Michely Moreira
  • 26 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de out. de 2024


Mala de viagem e passaporte
Mala de viagem e passaporte

Mudar de país é uma experiência que traz novas oportunidades, mas também pode gerar uma profunda sensação de saudade e solidão. Para muitos expatriados, a distância da família e dos amigos é uma das maiores dificuldades emocionais a serem enfrentadas. Mas a psicoterapia te ajuda a encontrar maneiras para lidar com esses sentimentos e construir uma vida mais equilibrada no novo país.


Mas por onde começar?


1. Comece aceitando a saudade como parte do processo

A saudade é uma emoção natural e esperada quando estamos longe das pessoas que amamos. Em vez de tentar ignorá-la, acolha esse sentimento como parte da sua experiência de vida no exterior. Isso não significa ficar preso à essa saudade, mas a se permitir sentir para depois seguir em frente.


2. Fortaleça os laços à distância

Crie uma rotina de comunicação, graças a tecnologia podemos manter contato mesmo à distância o que nos permite alimentar os nossos laços afetivos. Faça ligações por videochamadas, envie mensagens e também use as redes sociais para manter contato com mais frequência com a sua família e amigos.

Quando você cria rotina de comunicação ajuda a diminuir a sensação de desconexão e isso mantém vivas as relações.


3. Crie uma nova rede de apoio local

É fundamental construir novas conexões no país onde você está vivendo. Envolva-se em grupos de expatriados ou atividades sociais que facilitem o encontro com pessoas que estejam passando por desafios semelhantes. Um novo círculo social pode ser uma fonte valiosa de apoio emocional e ajuda a diminuir a solidão.


4.Mantenha-se ocupado e desenvolva

novos hobbies

Bandeiras de países
Bandeiras de países

Não ter uma rotina pode intensificar a sua solidão, então participe de atividades prazerosas e busque por novos hobbies para preencher o tempo o que vai ajudar a lidar com os pensamentos voltados para a distância. Além disso, isso contribui para o seu crescimento pessoal em um novo contexto cultural.


5. Foco no presente e nas oportunidades

É importante lidar com a saudade mas atente-se a não focar excessivamente nela para que não perca de vista as oportunidades que a nova vida no exterior oferece. Pratique mindfulness, mantendo o foco no presente isso vai te ajudar a apreciar as pequenas conquistas e novos aprendizados que essa experiência de viver fora proporciona.


6. Busque apoio psicológico, faça terapia!

Quando a saudade e a solidão estiverem te afetando de forma intensa, está na hora de buscar apoio psicológico. Como psicoterapeuta te ajudo a elaborar essas emoções e encontrar estratégias mais eficazes para lidar com a distância emocional e geográfica.

Lidar com a saudade e a solidão faz parte da jornada de ser expatriado, mas é possível transformar esses desafios em momentos de crescimento e autoconhecimento. Com o tempo e as estratégias certas, você pode se adaptar melhor e encontrar uma nova forma de se sentir conectado.


Está difícil lidar com a saudade e com os desafios de morar fora? Te ajudo a lidar com esse novo mundo e esse conjunto de emoções desafiadoras, entre em contato clicando no botão!



bottom of page